Arduino, S2A

As aventuras do Avião Vermelho – Arduino, Scratch 2.0 e Attiny85

Escrito por: ­ 19 de mar de 2017 ­ 525 views

 

As aventuras do avião vermelho conta a história de Fernando, um menino travesso. Preocupado com a desobediência do filho, o pai lhe dá um livro de presente.
O Garoto começa a ler o livro e fica muito feliz….. bem não vou comentar mais nada para evitar spoilers, mas fica a dica: livro muito bacana!!!

A Capa do livro é essa aqui:

Minha filha de 9 anos acabou de ler o mesmo livro que li na minha infância, para fazer um trabalho escolar.

Ao final da leitura, sua professora propôs uma atividade em família, que consistia na elaboração de um avião vermelho feito à partir de sucatas (garafa PET, tampas de sucos, etc…).

Minha filha comentou que gostaria de colocar alguns LEDs no aviãozinho, e além disso uma hélice. Pensei comigo: Claro que sim …. 🙂
Fiquei muito feliz, principalmente porque a iniciativa foi dela, no entanto, se eu fizesse todo o trabalho ele seria meu e não dela e isso não seria correto. Afinal de contas já passei da 4ª série há algum tempo.

O meu combinado com ela foi que iríamos fazer juntos no Scratch 2.0 com Arduino, e que depois que o projeto estivesse finalizado eu “traduziria” o resultado final para o Arduino e posteriormente para um Attiny85, para economizar espaço no avião vermelho.
Você pode encontrar maneiras de utilizar o Attiny85 para reduzir seu projeto aqui mesmo no HackEduca.
Veja aqui como reduzir seu projeto Arduino.

O Projeto

Procuramos:
Garrafa PET de 2 litros, Arames, Tampas de Suco, Tinta Vermelha, Cola Quente, Mini Furadeira, Ferro de Solda, Arduin0, Attiny85, Resistores, interruptores, etc…

O Programa no Scratch


Como pode ser analisado é um programa bem simples, mas suficiente para atrair a atenção de uma criança para sua elaboração.
A ideia desse projeto é ter um botão (PushButton) – Conectado para PullDown – ou seja, botão apertado = 1.
Primeiramente são declarados os pinos de Entrada (Botão) e Saídas (LED e motor)
Cada vez que o botão for pressionado ele cria um loop de 20 vezes.
Nesse loop:
Liga e desliga os LEDs (pino 8) a cada 0,5 segundos (Piscar)
Liga o Motor da hélice (pino 7)
Desliga tudo após 20 iterações

 

A montagem

A montagem seguiu o esquema abaixo que fizemos em uma protoboard para que minha filha pudesse testar o projeto. (Esse passo foi muito importante para que ela visse na prática o que estava acontecendo na tela do Scratch conectado ao Arduino).

Sketch do Arduino

 

Veja a parte final do Vídeo no nosso canal do Youtube:

 

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