Eventos, Scratch

Programação Scratch Day – São Bernardo do Campo 2017

Escrito por: ­ 4 de maio de 2017 ­ 1.306 views

Scratch Day reúne crianças e adultos para compartilhar projetos e aprender colaborativamente e com criatividade

Scratch Day é uma celebração mundial liderada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e realizado por instituições do mundo todo.
Acreditamos na  filosofia do evento, no qual crianças e adultos se reúnem para compartilhar projetos e aprender juntos. Com o intuito de trocar experiências e formar uma rede de colaboração em torno do aprendizado da programação, contamos a presença de diversos oficineiros que serão os facilitadores para essa troca de experiência.

Venha participar do nosso I Scratch Day, organizado pelo HackEduca e pela Rede de Ensino Público de São Bernardo do Campo.

Sábado, 06 de Maio de 2017
Cenforpe – Prédio da Capacitação e Midiateca
Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – SBCampo


Confira a programação

10h – Abertura Oficial

10h às 16h – Oficinas

11h, 14h e 15h30 – Sorteios de brindes 
Quem participa do Scratch Day concorre a brindes eletrônicos como RoboPisca, placa AlphaMaker e Placa Greg. Para participar dos sorteios os presentes devem estar inscritos no nosso website.
Utilizaremos a ordem de inscrição como referência.
O sorteio será realizado através da geração de números randômicos do próprio Scratch.
16h – Encerramento


Inscreva-se em nosso Canal:


Oficinas

Brincadeiras eletrônicas com Scratch e Arduino, interatividade entre o mundo físico e virtual
Scratch Online: Desafios e possibilidades para o currículo escolar (Voltada ao público docente)
Programando com Scratch
Introdução ao Scratch
Scratch Jr
Karaokê interativo e letramento com Scratch
Programando robôs com kits Alpha Maker e o Scratch X
Conectando Scratch ao Mundo Físico com Controle por Voz
Exploração livre do Scratch Jr
Astronomia com Scratch
Scratch Dia e Noite
Introdução a lógica de Programação com Scratch
Da manipulação a simulação digital, as possíveis relações entre Paper Circuit e Scratch
Programando no Scratch jogo para Kinect
Programando robôs móveis com kits Alpha Maker e utilizando o ambiente  de programação LEGAL-B

Mostras Interativas:

Uma pitada de Scratch
Quadro de fotos e mensagens com Greg Maker
Jogos de lógica com joystick criado com a placa Greg Maker
Atividade de comandos com vivência Corporal
Robótica educacional com ScratchX
Tetris Moviment

Mostras:

Jogo dos erros – Zona Urbana e Zona Rural
Jogos de Energia com Scratch e Makey Makey
Apresentação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Artrópodes e Scratch X
Mergulhando no mundo da programação

Oficinas

Título: Brincadeiras eletrônicas com Scratch e Arduino, interatividade entre o mundo físico e virtual 
Horário: 10h às 12h
Local: Laboratório
Sinopse: Alarme de incêndio, poste de iluminação, semáforo, mini luminária baladinha, são algumas brincadeiras eletrônicas possíveis de realizar com o Scratch, o Arduíno e alguns sensores. Integrar e aproximar o mundo físico e virtual do cotidiano é a proposta desta oficina.
Responsável: Ana Claudia e Edeli M. Luglio
Instituição:
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Scratch Online: Desafios e possibilidades para o currículo escolar (Voltada ao público docente)
Horário: 10h às 12h
Local:  Sala 5
Sinopse: Selecionar um game para utilizar com os alunos nem sempre é uma tarefa fácil. Público alvo, idioma, interface, conteúdo abordado, interatividade com o usuário, feedback, acessibilidade, são alguns dos critérios que precisam ser observados pelo professor antes de propor o game para toda a turma. É pensando nesse desafio que a oficina “Scratch online: desafios e possibilidades para o currículo escolar” propõe a exploração e análise criteriosa do Scratch online onde podemos encontrar um rico acervo de autoria de professores, alunos e entusiastas que acreditam no potencial dos games na educação.
Responsável:  Katia MS Souto e Patrícia V. R. da Silva
Instituição: Particular e HackEduca
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Programando com Scratch
Horário: 10h às 12h
Local:  Sala 6
Sinopse:  Oficina Básica de Scratch: Conheça os recursos básicos do programa Scratch, fazendo uma animação.
Responsável: Elisangela Oliveira dos Santos, Roberta Maria Santos Nascimento e Simone Nogueira de Souza
Instituição:  PMSBC
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Introdução ao Scratch
Horário: 10h30 às 12h
Local: Sala 2
Sinopse:  De acordo com o conhecimento das crianças acerca do scratch, concluímos que três educandos irão participar do evento acompanhada da PAPP. Com objetivo de apresentar e ensinar ao público alvo a introdução básica de como explorar os recursos que o scratch oferece.
Botões de programação: Área  de programação (comandos, trajes e sons),Tela de animação, Objetos(hierarquia)e palco.
Na área de animação: movimento, aparência, som, caneta, controle, sensores, operadores e variáveis.
Responsável: PAPP Angela Maria e Alunos
Instituição:  PMSBC
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Scratch Jr
Horário: 10h30 às 12h
Local: Sala 3
Sinopse:  Replicação da oficina criada pelos alunos do 5º ano C para ensinar os alunos do 1º ano A (período contrário) a utilizar o Scratch Jr a partir de um vídeo tutorial elaborado por eles, tendo como temática o sistema solar.
As professoras, em conjunto com alguns alunos presentes farão a proposta com os visitantes.
Responsável: Eliete de Moura Beserra Esturari
Instituição:  PMSBC
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: Tablet (Android ou IOS) com ScratchJr instalado (disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store)

Título: Karaokê interativo e letramento com Scratch
Horário: 10h30 às 12h
Local: Sala 4
Sinopse: Criar um remix de Karaokê utilizando o Scratch, Greg Maker e recursos interativos; utilizar diferentes materiais para compor o cenário e interações com o scratch: grafite, massinhas e outros.
Os participantes vivenciarão uma interação a partir de uma música infantil utilizada para trabalho pedagógico com crianças em fase de letramento. Em seguida compreenderão como o karaokê foi construído, bem como comandos básicos do scratch para sua alteração. Por fim discutirão, em grupos,outras propostas de adaptação desta atividade para diferentes contextos.
Responsável: Mary Grace P. Andrioli e Família Andrioli
Instituição:  IFSP e GregMaker
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Programando robôs com kits Alpha Maker e o Scratch X
Horário: 12h30 às 14h
Local:  Laboratório
Sinopse: Nesta oficina os alunos aprenderão a montar robôs móveis utilizando aprendizagem criativa e o Kit APHA Maker. Os dispositivos desenvolvidos serão programados utilizando o ambiente SchatchX.
Responsável: Angelo Jorge, Alessandra Oliveira e José Pacheco de Almeida Prado
Instituição:  PETE
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Conectando Scratch ao Mundo Físico com Controle por Voz
Horário: 12h30 às 14h
Local:  Sala 1
Sinopse: Ao final da oficina os participantes serão capazes de:
distinguir e conhecer alguns dos diferentes componentes utilizados na programação do Arduino (sensores e atuadores) e programar um Arduino utilizando o Scratch 2.0.
Desenvolver projetos criativos com interações entre o mundo físico e virtual
Será socializado possibilidades de integração de sensores e atuadores com Arduino, através de simulações de coisas práticas que vemos no dia a dia e não percebemos que sua reprodução pode ser simples. (Semáforo inteligente, sensor magnético, sensor de luz, alarme, etc).
Os participantes receberão instruções e exemplos de programação para criarem seus projetos explorando sua criatividade.
Responsável: Edson Sidnei Sobreira e Elaine Silva Rocha Sobreira
Instituição:  HackEduca
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Exploração livre do Scratch Jr
Horário: 13h às 14:30h
Local:  Sala 3
Sinopse: A proposta permite a livre exploração do Scratch Jr em tablets, mediado pelas responsáveis. O intuito é conhecer o aplicativo e suas possibilidades.
A oficina é indicada para crianças com pouco ou nenhum conhecimento no aplicativo, com idade entre 4 a 8 anos
Responsável: Regina Maura Mazzari Viegas, Ana Maria Tocheto Calhado  e Lucivane Maria de Sousa
Instituição:  PMSBC
Inscrição:Não há necessidade de inscrição prévia. Limite de quantidade de participantes na sala
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Astronomia com Scratch
Horário: 13h às 14:30h
Local:  Sala 4
Sinopse: Misturando Astronomia com Scratch, vamos criar um jogo onde vamos simular uma estrela e um planeta, será apresentado os conceitos básicos sobre força gravitacional, onde os participantes poderão experimentar uma simulação sobre os efeitos das diferentes distancias entre uma estrela e um planeta.
Responsável: Teteus Bionic, Michael Jackson Moraes e Patricia Barbosa Moraes
Instituição:  CyberEduca
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Scratch Dia e Noite
Horário: 13h30 às 15:30h
Local:  Sala 5
Sinopse: Uma oficina pratica para desenvolver uma aplicação que é integrada com mundo físico com arduino, mudando o cenário conforme a situação dia e noite, lendo os valores de um sensor de luminosidade.
Responsável: Allan Moreira, Allisson Moreira e Paulo Henrique Dias
Instituição:  SouMaker
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Introdução a lógica de Programação com Scratch
Horário: 13h às 14:30h
Local:  Sala 6
Sinopse: A oficina tem como objetivo introduzir os alunos ao Scratch e a alguns conceitos básicos de Programação como tomada de decisões e variáveis através do exercício de criação de um jogo simples.
A oficina é indicada para jovens e crianças com pouco ou nenhum conhecimento prévio de desenvolvimento de jogos ou programação.
Responsável: Fábio Silva
Instituição:  Particular/Fatec SCS
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Da manipulação a simulação digital, as possíveis relações entre Paper Circuit e Scratch
Horário: 14h15 às 15:15h
Local:  Sala 1
Sinopse: Esta oficina propiciará aos participantes uma introdução ao universo da condução de energia por meio da construção de circuitos elétricos em papel de forma simples, acessível e com custo muito baixo e por meio da programação via Scratch, onde é possível conceber uma simulação digital dos circuitos elétricos construídos em papel para  socializar com seus colegas e com demais interessados pela internet.
Os conceitos e habilidades aprendidos poderão ser utilizados em diferentes contextos educacionais, propostas e atividades de investigação e criação em que a construção e manipulação de circuitos elétricos simples serão o ponto de partida para a criatividade e novos conhecimentos.
Responsável: Analúcia de Oliveira Moreles Vilha
Instituição:  PMSBC
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: não é necessário trazer nenhum material.

Título: Programando no Scratch jogo para Kinect
Horário: 14h30 às 16:00h
Local:  Lab
Sinopse: Essa oficina convida os participantes a usar a linguagem de programação Scratch em conjunto com o sensor kinect para desenvolver atividades e jogos motivando-os a descobrir uma nova forma de interagir com o computador.
Os participantes serão levados a experimentar a criação de um game interativo, deixando o papel apenas de consumidor e tornando-se protagonista na atividade.
Responsável: Luciana H. B. Consentino e Vilma de Souza Bonfim
Instituição:  PMSBC
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido: Notebook e Kinect e Cabo de Conexão

Título: Programando robôs móveis com kits Alpha Maker e utilizando o ambiente  de programação LEGAL-B
Horário: 14h30 às 16:00h
Local:  Sala 2
Sinopse: Nesta oficina o alunos aprenderão a montar robôs móveis utilizando aprendizagem criativa e  o Kit APHA Maker. Os dispositivos desenvolvidos serão programados utilizando o ambiente de programação LEGAL-B, que utiliza uma sintaxe baseada em blocos compatível com a linhagem Schatch.
Responsável: Angelo Jorge Alessandra Oliveira José Pacheco de Almeida Prado
Instituição:  PETE
Inscrição: Nosso website, havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas 10 minutos antes do início, no local da oficina.
Material sugerido:

 

Mostras Interativas:

Título: Uma pitada de Scratch
Horário: 10h às 12h
Local:  Midiateca
Sinopse: Uma pitada de pequenas experiências usando o Scratch, o participante vai escolher um Scratch Card dentre alguns disponíveis e terá acompanhamento para executar a tarefa e poder prosseguir seus estudos.
Usando 2 PC´s, onde: Michael em um PC e Patricia em um PC, para cada atividade pode ter 3 participantes, sendo uma media de 30 minutos por atividade.
Responsável: Patricia Barbosa Moraes, Matheus Barbosa Moraes e Michael Jackson Moraes
Instituição:  CyberEduca

Título:
Quadro de fotos e mensagens com Greg Maker
Horário: 10h às 13h
Local:  Midiateca
Sinopse: Brincadeira no quadro interativo com foto e mensagem utilizando o Greg Maker
Responsável: Mary Grace Andrioli e família
Instituição:  Particular

Título: Jogos de lógica com joystick criado com a placa Greg Maker
Horário: 10h às 13h
Local:  Midiateca
Sinopse: Construção de jogos utilizando a placa Greg como joystick
Responsável: Flávia Zocoler
Instituição:  PMSBC

Título: Atividade de comandos com vivência Corporal
Horário: 10h às 16h
Local:  Midiateca
Sinopse: Atividade com vivência corporal “Siga o comando dos blocos” e outras atividades
Responsável: Silvia Marques de Souza, Olga Kikue Takinami, Vanessa Dantas Machado
Instituição:  PMSBC

Título: Robótica educacional com ScratchX
Horário: 10h às 16h
Local:  Midiateca
Sinopse: Robótica educacional com ScratchX
Responsável: Angelo Jorge,Alessandra Oliveira e José Pacheco de Almeida Prado
Instituição:  PETE

Título: Tetris Moviment
Horário: 12h às 16h
Local:  Midiateca (consulte no local)
Sinopse: O presente projeto, Tetris Moviment, se apresenta como uma instalação interativa baseada no clássico jogo eletrônico Tetris, onde um ou dois interatores imitam, com seus corpos a forma dos blocos do jogo, competindo entre eles deste modo.
Responsável: Rodrigo Rezende de Souza
Instituição:  Coletivo RE(C)organize

 

Mostras:

Título: Jogo dos erros – Zona Urbana e Zona Rural
Horário: 10h às 13h
Local:  Midiateca (consulte no local)
Sinopse: Apresentar jogo dos erros (zona urbana e rural), elaborado pelos alunos do 3º ano e animação do sistema digestório elaborada pelos alunos do 5º ano.
Responsável: Juliana Cinti Cunha Matos e Racquel Norinho Dias
Instituição:  PMSBC

Título: Jogos de Energia com Scratch e Makey Makey
Horário: 10h às 13h
Local:  Midiateca (consulte no local)
Sinopse: Apresentação do jogos criados no scratch pela turma do 5º ano de 2016 vivenciada pela turma do 4º ano de 2017 onde criaram o joystick com maker maker do mesmos jogos.
Responsável: Andressa Cristina Catapani Torel
Instituição:  PMSBC

Título: Apresentação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Horário: 10h às 16h
Local: (consulte no local)
Sinopse: Apresentação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Responsável: Guilherme Sandler
Instituição:  Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Título: Artrópodes e Scratch X
Horário: 10h às 16h
Local:  Midiateca
Sinopse: Exposição dos robôs artrópodes criados e programado com Scratch X.
Responsável: Verônica Gomes, Gabriel Gomes e Matheus Gomes
Instituição:  PMSBC e Hackeduca

Título: Mergulhando no mundo da programação
Horário: 13h às 16h
Local:  Midiateca
Sinopse: Mostrar o início tímido do trabalho com Scrath em nossa escola, utilizando a plataforma da Hora do Código e a visita à escola de Robótica Super Geeks.
Responsável: Daniela Machado Sousa Veihl e George Henrique Oliveira
Instituição:  PMSBC

Contamos com a sua presença para promovermos um rico encontro de troca de experiências.

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