Eventos, Scratch

Scratchday – SBCampo

Escrito por: ­ 16 de maio de 2017 ­ 495 views

No último dia 06 de Maio, no espaço da Midiateca e no prédio da Capacitação do Cenforpe, foi realizado o primeiro Scratch Day de São Bernardo do Campo. O evento foi organizado pelas parcerias entre HackEduca e Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, que promoveu uma grande festa para alunos, professores, comunidade e convidados.

Scratchday

O Scratch Day é um conjunto de eventos sobre e com Scratch, que globalmente é realizado no mês de Maio, para celebrar as ações e os projetos elaborados a partir desta linguagem de programação, que permite a criação de jogos e animações, além de proporcionar o protagonismo de crianças e jovens e ainda promover a aprendizagem e a criatividade.

Durante essa festa, que durou o dia todo, os participantes foram envolvidos em atividades prazerosas onde puderam:

  • conhecer o trabalho dos alunos da rede municipal;
  • explorar jogos e animações;
  • interagir com robôs;
  • participar de oficinas e aprender a programar animações, jogos mais simples e até mesmo propostas mais elaboradas com integração física através de Arduino entre outros.

A equipe de PAPP – Professores de Apoio aos Projetos Pedagógicos – e professores da rede municipal, que já realizam muitas ações nas escolas, junto aos alunos, voltadas para essa trabalho, tiveram a oportunidade de compartilhar seus projetos apresentando criações, processos, possibilidades e desafios de trabalho com o Scratch, de forma construtiva, contextualizada, significativa e instigante, além de oferecerem também oficinas interessantes, fazendo circular o conhecimento de dentro das escolas.

Apoio

Para deixar a festa ainda mais rica, tivemos a parceria de empresas e profissionais que contribuíram com a oferta de oficinas e doação de materiais que foram sorteados para os participantes presentes, como a empresa “Pete – Robótica Educacional”, a “Greg Maker” e a “Sou Maker”. Outros profissionais movidos pelo compartilhamento de conhecimento, como a Equipe HackEduca, Fabio Silva, Rodrigo Rezende, Katia Souto e o Teteus Bionic integraram a equipe de oficineiros de peso.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, representada pelo Guilherme Sandler e Felipe Gonzales, participou e colaborou desde o planejamento do evento. No dia, promoveu, via videoconferência, a interação entre os participantes e o pesquisador Leo Burd, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), berço de criação do Scratch, que nos contou a história da idealização do evento, as frentes da família Scratch, as ações da Rede de Aprendizagem Criativa no mundo e nos mostrou um pouco do Scratch Day que estava acontecendo no MIT, no mesmo momento.

A alegria e satisfação nos rostos de alunos, pais, profissionais e convidados durante todo o dia, era visível e contagiante, o que nos faz ter certeza que esta festa envolveu a todos, independente da idade e do conhecimento sobre Scratch. Estamos confiantes que esta foi a primeira de muitas versões do Scracth Day na rede de São Bernardo do Campo.

Fique em contato

Se você não participou este ano, fique de olho nas próximas ações do HackEduca que envolvem a família Scratch e a aprendizagem criativa e se prepare para o próximo ano. Se você esteve presente neste dia festivo conosco, não deixe de participar da avaliação que foi enviada a todos os e-mails cadastrados. Suas críticas e elogios irão contribuir para futuras melhorias.

Veja outras fotos do evento clicando neste link.

Inscreva-se em nosso Canal do Youtube

Previous Post Next Post

Você também pode gostar / You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Show Buttons
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Google Plus
Siga-nos no Pintrest
Siga-nos no Youtube
Siga-nos no Scratch
Hide Buttons
CLOSE
CLOSE
Top