Arduino, S2A, Scratch

Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 2

Escrito por: ­ 5 de jul de 2017 ­ 1.987 views

Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android?
Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos.
Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2013), um importante evento sobre tecnologia e educação – veja aqui

Se é sua primeira visita a este tutorial, veja nosso tutorial anterior, explicando o que é o Scratcher Control, clicando aqui:

Conectando o Scratcher Control no Scratch 1.4

Abra seu Scratch 1.4 (última versão é de 2009, mas ainda é possível usar sem problemas)

Vá até o Menu Sensores:

Clique com o botão direito do mouse em “habilitar conexões do sensor remoto”

Se tudo deu certo, você receberá essa mensagem:

Agora você deve ir no seu dispositivo Android e conectar ao mesmo IP de seu computador ou notebook.

Importante - Como descobrir seu IP
Para essa informação siga os seguintes passos: Executar –> CMD –> ipconfig

 

Com o IP em mãos, faça o procedimento descrito no tutorial anterior

Verifique se o status do Aplicativo mudou para Conectado:

Se isso ainda não ocorreu, repita o passo anterior.
Caso já esteja desta forma, vá até a aba de sensores no Scratch 1.4 e veja se aparece as seguintes informações:

 Se você está vendo o mesmo que a imagem acima, significa que já é possível utilizar os 12 sensores. Para acrescentar os demais, como por exemplo:  Scroll_up, Scroll_down, Scroll_left, Scroll_right, Tap, Double_tap, Long_press, Select, Start, Flick_up, Flick_down, Flick_left, e Flick_right, deverá ser seguido o exemplo a seguir:

Selecione – Bloco “quando eu ouvir” ou “ when I receive” –> “novo” ou “new” –-> Escreva um dos comandos acima.

Agora você já pode utilizar 100% das funcionalidades deste aplicativo no Scratch 1.4.

Comando de Voz

O procedimento para acessar o comando de voz é o mesmo para os sensores que não são carregados automaticamente, explicado no passo anterior, porém algumas observações se faz necessária:

  • O aplicativo não interpreta palavras diretas (isso é diferente no Scratch 2.0 – veja o próximo tutorial). Para funcionar você deverá dizer:
    • [anuncie|transmitir] (nome do comando) ou [atualizar|mudar] (nome do sensor) (valor do sensor)
    • Exemplo: “anuncie pular” ou “transmitir pular”
    • exemplo: “atualizar velocidade 30” ou “mudar velocidade 30”
  • O aplicativo não entende palavras acentuadas nem o ç (cedilha).
    • Se você disser “praça”, no Scratch 1.4 receberá o comando “praca” (sem o cedilha), da mesma forma “transmissão” se transforma em ” transmissao”.

Exemplo:

Faça a programação acima, no Scratch 1.4 e diga [anuncie | transmitir] transmissão. Você deverá receber o comando Olá em em Scratch.

 

Veja também nosso último tutorial Conectando ao Scratch 2.0.

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