Arduino, S2A, Scratch

Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo) – Parte 3

Escrito por: ­ 5 de jul de 2017 ­ 357 views

Você já pensou em conectar seu Scratch no Arduino e também no Android?
Para aqueles que acompanham nosso website, já devem ter aprendido a conectar o Scratch e o Arduino (veja aqui), com o protocolo Firmata ou FirmataPlus e para aqueles que já participaram de uma de nossas oficinas ou participaram de projetos em escolas com nossas professoras, desde 2013, já puderam presenciar a integração dos 3 recursos.
Em 2013, inclusive, duas integrantes do HackEduca, (Elaine e Verônica), juntas com uma amiga de longa data (Olga), publicaram o capítulo 6 do livro da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2013), um importante evento sobre tecnologia e educação – veja aqui

Se é sua primeira visita a este tutorial, veja nossos tutoriais anteriores, explicando o que é o Scratcher Control, e como  Conectar o Scratcher Control no Scratch 1.4.

Conectando o Scratcher Control no Scratch 2.0

O Scratch 2.0, não possui mais a opção nativa de habilitar sensores remotos e isso trouxe algumas mudanças na maneira de se conectar o Scratch a sensores externos.
Desde então é necessário a utilização de um programa intermediário que é conhecido como “helper”.
Esse programa recebe informações do Scratcher Control e as envia para o Scratch 2.0 e vice-versa.

O que você vai precisar:

Scratch 2.0
Extensão para Scratcher Control (em seu Scratch 2.0)
Scratcher Control Server.exe (em seu computador)
Scratcher Control (no seu aparelho Android)

Como conectar:

Abra o Scratch 2.0 (com a extensão do Scratcher Control)

Original em Inglês Extensão traduzida pela equipe do HackEduca

 

Abra o aplicativo Scratcher Control no seu aparelho Android (veja o tutorial anterior)

Abra o arquivo Scratcher Control Server.exe.

(Se tudo corrreu bem, aparecerá a palavra Connected (que quer dizer Conectado).

Exemplo de Utilização

  • No exemplo abaixo temos a seguinte programação no Scratch 2.0, onde ao se falar HackEduca a mensagem “Você disse HackEduca” é apresentada, caso contrário, a mensagem informada será “Não ouvi nada”.
  • No Scratcher Control deve-se fazer o seguinte: Clique para Falar –> (Clique no ícone “Fale agora”, “HACKEDUCA”, depois o ícone mudará para “Analisando” – A mensagem recebida será mostrada na parte inferior do aplicativo).
    Ao receber a mensagem programada o programa é executado.

 

Esperamos que tenham gostado, deixem seus comentários.

Previous Post Next Post

Você também pode gostar / You Might Also Like

4 Comments

  • Reply lu4414 24 de jul de 2017 at 12:01

    Pessoal onde posso encontrar o download dos arquivos do server.exe e da extensão?
    Valeu

    • Reply Edson Sobreira 25 de jul de 2017 at 09:44

      Olá,
      Poderá ser baixado no website do Kreg Hanning.
      Estamos providenciando também para deixar uma cópia aqui no Hackeduca. (ainda nesta semana)

  • Reply SALATIEL DOS SANTOS RIBEIRO 8 de out de 2017 at 15:53

    Olá Edson Sobreia, parabéns pelo site!
    Onde baixar a extensão e o arquivo srver.exe?
    Obrigado

    • Reply Edson Sobreira 8 de out de 2017 at 18:43

      Olá Salatiel, obrigado.
      Você deve verificar no site do Kreg Hanning para o executável.

      No aplicativo Conecta, você poderá ter tudo isso. Inclusive a extensão (abrir exemplo)

      Um abraço.

    Leave a Reply

    Show Buttons
    Siga-nos no Facebook
    Siga-nos no Twitter
    Siga-nos no Google Plus
    Siga-nos no Pintrest
    Siga-nos no Youtube
    Siga-nos no Scratch
    Hide Buttons
    CLOSE
    CLOSE
    Top