Arduino, S2A

HackEduca Conecta – A Suíte de aplicativos do HackEduca

Escrito por: ­ 21 de ago de 2017 ­ 478 views

Você gostaria de conectar seu Arduino ao Scratch, programar o Arduino através de blocos ou conectar o Scratch ao Android, inclusive usando comandos de Voz, de uma maneira muito fácil? Então você veio ao lugar certo. Leia o tutorial a seguir, baixe nosso aplicativo e divirta-se.

Lançado em 2013 e aperfeiçoado ao longo dos anos – Nova versão do HackEduca Conecta disponível, no HackEduca.

Histórico

Em 2013 lançamos uma versão rudimentar, programada em Batch Script (compilada para exe), cujo objetivo era conectar o Scratch ao Arduino usando o protocolo Firmata.
A comunicação em si, assim como a atual, foi criada pelo Alan Yorinks, que utilizou Python.
O que fizemos naquela época foi facilitar a vida de centenas de usuários, que ao invés de instalar e configurar o Python, Scratch 2.0 e digitar alguns comandos complexos, para abrir a interface, puderam simplesmente abrir a comunicação clicando em um ícone. O nosso instalador e programa fazia todo o trabalho.

Veja o artigo que escrevemos sobre a versão antiga aqui.

A Novidade

Baixe aqui: 

Icon

HackEduca Conecta 319.58 MB 78 downloads

Versão 2.0.6.0: Correção de pequenos Bugs Inclusão da área HackEduca nos blocos...

    Essa é a nova cara da nossa Suíte de aplicativos.

    Funcionalidades

    • O aplicativo possui interface disponível em 3 idiomas (Português, Espanhol e Inglês).
    • Possui disponível para ser instalado um conjunto de drivers comuns ao Arduino (originais e o CH340) (não é necessário efetuar buscas na internet) – Caso queiram incluir um novo entre em contato.
    • Já vem com o FirmataPlus, ou seja, é possível instalar o FirmataPlus em sua placa, sem a necessidade da IDE do Arduino (atualmente disponível para Arduinos Uno, Nano, Duemilanove 328p, Leonardo, Mega e Micro.
    • Tem o link para nossas principais redes sociais, com isso você poderá ficar mais perto de nós e acompanhar mais novidades.  😀 
    • Mostrará somente os arduinos conectados na porta serial. Isso facilita muito no caso dos computadores que mostram inúmeros periféricos conectados. Há também a opção de solicitar a inclusão de novas placas para a equipe do HackEduca.
    • Conexão do Scratch e Arduino por meio do Firmata: Desenvolvido por Alan Yorinks (última versão com Python 3.5) – aqui não necessita instalação.
    • Mixly em Português: Software Chinês, baseado no Google Blocks + Blocklyduino, traduzido e disponibilizado pela equipe do HackEduca.
    • Scratcher Control: Aplicativo desenvolvido por Greg Hanning que possibilita a conexão do Scratch com dispositivos Android. Em 2013 traduzimos a versão oficial para português (disponível no Google Play) e agora uma versão não oficial para o espanhol. Atualmente esse aplicativo está sem suporte pelo seu criador mas ainda está bem funcional – é o único na categoria com essa funcionalidade.
    • Baixar a versão não oficial do Scratcher Control (apk) para dispositivos Android que não podem acessar o Google Play.
    • Mostra o IP no qual seu computador está conectado: Informação importante para o Scratcher Control.
    • Mostra o IP Externo – Importante para IoT (Internet of Things – Internet das Coisas).

    Instalação

    Vá até a página http://www.hackeduca.com.br/download/, você precisa estar registrado no nosso website.

    Acompanhe as seguintes fotos para o processo de instalação

    Configurações Iniciais:

    Idioma

    Quando o aplicativo é aberto pela primeira vez você deverá escolher o seu idioma de preferência. Nas outras vezes que abrir o aplicativo, ele sempre abrirá na última opção selecionada.
    Para que a pergunta não seja feita novamente, marque a opção – [Não mostrar novamente.]

    Com o programa aberto você poderá acessar o menu [Idiomas], para mudar novamente.

    Menu Ferramentas

    Ferramentas

    Upload FirmataPlus

    Não é mais necessário usar a IDE do Arduino para carregar o FirmataPlus em seu Arduino.
    Você precisará somente:

    Escolha a porta onde seu Arduino está Conectado
    Acessar [Upload FirmataPlus]
    Digitar a Senha [hackeducafirmata] – Possui senha para evitar que os usuários reprogramem o Arduino acidentalmente.
    Escolher a sua placa entre as opções e pronto

    Veja no gif animado abaixo – incluímos alguns possíveis erros.

    Driver

    Caso esteja com problema em encontrar o seu Arduino, você pode utilizar os drivers disponíveis no aplicativo.

    Acessando o menu [Ferramentas] –> [Instalar Driver para Arduino] será possível instalar os seguintes conjuntos de driver.
    CH340 (placas chinesas, ESP8266, NodeMCU, etc…)

    Reset

    Clicando nesse menu o aplicativo voltará para a seleção inicial de Idiomas: [Ferramentas] , [Resetar HackEduca Conecta]

    Redes Sociais

    Redes Sociais

    Cadastre-se e nos acompanhe nas redes sociais

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    Scratch
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    Contato

    Você gostaria de entrar em contato com o HackEduca?
    Para contratar nossos serviços, Oficinas/Workshops, Treinamentos, Consultorias, ou simplesmente para tirar suas dúvidas.
    Acesse o menu [contato] e você será direcionado para o formulário em nosso website.

    Contate o HackEduca

    Porta Serial

    Aqui é o local onde será mostrado todos os dispositivos conectados ao seu computador.
    Alguns computadores alocam vários periféricos nas portas COM e isso cria uma confusão para o usuário, pois fica difícil saber em que porta o Arduino está conectado.
    Para evitar esse problema, mostraremos somente os dispositivos Arduinos (temos um banco de dados com as placas fabricadas até o momento)

    Para esse exemplo, conectamos 2 Arduino. Um está na porta COM24 e o outro na porta na COM9, porém só está sendo mostrado o da COM24.
    Se isso ocorrer com você, clique em [Mostrar todas as Conexões] e o seu Arduino aparecerá – não só ele, mas todos os dispositivos.

    Caso você queira solicitar a inclusão desse “Arduino desconhecido” faça o procedimento a seguir:

     

    Scratch + Arduino

    Aqui é o local onde ocorrerá a comunicação com o Arduino e o Scratch 2.0 através do protocolo de comunicação FirmataPlus.
    Diferente da versão anterior, não é mais necessário selecionar uma porta para comunicação, desde que haja somente um Arduino conectado.
    Você pode continuar selecionando a porta, caso deseje.
    Se seu Arduino não aparecer clique em [Mostrar todas as Conexões] e selecione a porta mostrada. (veja a seção anterior)
    Se a opção [Abre Exemplo] estiver clicada, será aberto também um modelo feito para o Scratch 2.0, desenvolvido pela equipe do HackEduca para ajudar nos passos iniciais

    Neste modelo temos:
    Bandeira Verde: Pisca um LED
    Tecla “a”: Utilização do Sensor Ultrassônico
    Tecla “s”: Utilização do Servo Motor.

    Exemplo – Blink, Sensor Ultrassônico e Servo Motor

    Mixly4HackEduca

    Mixly4HackEduca

    Clicando em Mixly4HackEduca será aberta a versão do Mixly em português, adaptado pela equipe do HackEduca.
    Traduzimos para o português e fizemos melhorias para uso por aqui.
    Consulte nosso artigo sobre o tema aqui.

    Scratcher Control

    Neste local é onde faremos a comunicação entre o Sratch e o disposivito Android.

    Se a opção [Abre Exemplo] estiver clicada, será aberto também um modelo feito para o Scratch 2.0, desenvolvido pela equipe do HackEduca para ajudar nos passos iniciais

    Neste modelo temos:
    Bandeira Verde: Comando de Voz
    Tecla “a”: Direcional
    Tecla “espaço”: Acelerômetro

    Caso não tenha instalado o Scratcher Control em seu dispositivo Android, baixe-o na Google Play.
    Se não tiver acesso clique no simbolo do Android e uma cópia está disponível no endereço informado.

    Para mais informações sobre o Scratcher Control, acesse aqui.

    IP

    O IP ou Internet Protocal, é o número de identificação do seu computador/celular/tablet ou Arduino Wifi se encontra na sua rede.
    Para diversos projetos essa é uma informação relevante.
    O Scratcher Control, por exemplo, precisamos do IP interno.

    Para um projeto nas placas Arduino WiFi e ESP8266 (IoT), por exemplo, precisaremos de ambos

    O IP Externo está protegido, só ficará visível se o campo for selecionado.

     

    Esperamos que vocês gostem.
    Compartilhem esse artigo

     

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    2 Comments

  • Reply sam07 30 de ago de 2017 at 12:34

    Boa tarde,
    É possível controlar o Arduino pelo Scratcher Control? Isto é, utilizar os sensores do aplicativo para controlar o Arduino instantaneamente? Li o artigo “Scratcher Control – Conecte seu Scratch com Arduino e Android (ao mesmo tempo)” mas ele só explica como controlar a animação do Scratch utilizando o aplicativo, e não o Arduino.

    • Reply Edson Sobreira 30 de ago de 2017 at 22:37

      Olá,
      Sim é possível para isso é necessário combinar as extensões.
      A do Firmata com o Scratcher Control.

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